Sons de Pernambuco em site

 photo co_zps34a1e9c2.jpg
A banda Coutto Orchestra fará show do álbum “Eletro Fun Farra” na festa de lançamento do site

 por Fernanda Maia.

Aos interessados pela difusão cultural na internet, um novo projeto nasce em benefício da memória musical de Pernambuco. É o site Sons de Pernambuco, um acervo virtual com curadoria de Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo. O site contou também com a colaboração do crítico musical José Teles na produção dos textos biográficos de músicos e bandas. Sons de Pernambuco disponibilizará discos, livros, revistas, jornais, cartazes, fotografias – entre outros materiais catalogados pela Sambada Comunicação e Cultura desde 1993 – de 75 bandas e artistas do estado.

Para a realização deste projeto, a Sambada contou com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do Estado de Pernambuco, e com a colaboração dos próprios artistas e bandas, que disponibilizaram seus materiais para compor o acervo. Segundo Rampazzo, Sons de Pernambuco traz “informações sobre 100 artistas e grupos da música pernambucana contemporânea, com foco na produção fonográfica dos anos 1980 até os dias atuais. Cada um dos 100 nomes terá uma página com foto, release, links e a reprodução das capas originais dos discos lançados, com ficha técnica, repertório e uma faixa de cada álbum para audição”. Nas seções do site, além de conter informações biográficas, arquivos fonográficos e uma galeria com cartazes e flyers de shows, também haverá um espaço voltado para o mercado de música, “contendo contatos de empresas e profissionais que desempenham algum papel dentro da cadeia produtiva, como assessoria de imprensa, fotografia, direção de palco, sonorização e iluminação, designer etc”.

Para o lançamento do acervo, no dia 02 de novembro, será realizada uma festa no Solar da Marquesa (Olinda), onde haverá a transmissão de curtas com temática musical – como o documentário Di Melo, O Imorrível – e apresentação das bandas Coutto Orchestra (em turnê de lançamento de seu primeiro CD Eletro Fun Farra), de Aracaju, e Bande Dessinée (que irá tocar novas música do seu novo álbum, em pré-produção), do Recife.

SERVIÇO
Festa de lançamento do site Sons de Pernambuco
Data: 02/11/2013
Horário: 20h
Local: Solar da Marquesa
Largo do Varadouro – Olinda
Preço R$ 10,00 (preço único promocional)

Share Button

Categorias

Outros Críticos Escrito por:

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.