Solidões de passagem por Recife

por Carlos Gomes.

O pianista Vitor Araújo retorna ao Teatro Santa Isabel, depois de dois anos sem tocar em Recife, para apresentar o concerto do seu último álbum A/B, lançado em 2012. Na época do lançamento, a apresentação no Festival Coquetel Molotov foi concebida de modo a integrar música, performance e visual, naquela altura escrevi: “a estória do concerto, a relação artista e plateia, a aposta no silêncio e na palavra dita (e não dita), todos esses elementos projetados diante do cinema mudo posto no palco, só confirmam a maturidade que a música de Araújo alcançou. A sua versão de “Paranoid Android”, antes um espanto, torna-se um retrato amarelo e insosso, perto das canções e atitudes que o seu disco A/B nos revelou.”

Com a mudança de Araújo para São Paulo, somadas às curadorias locais que apostam muito pouco em singularidades, o concerto tende a se tornar uma oportunidade única para ouvir o repertório de A/B.  Abaixo, o programa da apresentação e o serviço do show.

PROGRAMA – CONCERTO “A/B” 

Por Vitor Araújo.

“Baião” – Peça pra piano solo, onde utilizo pedais de guitarra no piano, fazendo uma sequencia de loops que simula uma ‘orquestra’ de vários pianos, além de um arranjo de percussão que eu mesmo toco nas madeiras do interior do piano. Em cima dessa sobreposição de loops, faço um ‘solo’ de rádio de pilha, pegando frequências que estão rolando ao vivo, e improvisando em cima disso.

“Solidão n.3” – Peça pra piano, quarteto de cordas e duo de trompetes. No disco, os trompetes foram gravados por Guizado.

“Solidão n.2” – Peça para piano solo.

“Solidão n.1” – Peça pra piano, quarteto de cordas e voz. Eu canto nessa música, passando minha voz por um pedal de delay, e canto sem letra, apenas fazendo vocalize. 

“Solidão n.4” – Peça pra piano e arranjo de vozes. Aqui, também utilizo a técnica de fazer loops ao vivo, mas dessa vez com a voz, simulando um arranjo de cordas com vocalize.

SERVIÇO

Concerto A/B – Vitor Araújo

Local: Teatro de Santa Isabel – Praça da República – Recife

Data: Terça – 12 de agosto de 2014

Horário: 21h00

Ingressos: R$ 60,00 (Inteira) e R$ 30,00 (Meia Entrada)

Classificação Etária: Livre

Mais informações: (81) 3355.3322 | www.vitoraraujo.com.br

Imagem de capa: Festival Coquetel Molotov por Caroline Bittencourt

Share Button

Categorias

Outros Críticos Escrito por:

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.