Palavra Som Catarse

 photo MarcoAntonioGoncalvesJrps2012_zps74454e7e.jpg

A música contemporânea de Minas Gerais encontrou na Mostra Palavra Som, realizada em 2012 na praça Floriano Peixoto, um espaço para a música autoral e independente. Além dos diversos shows, a Mostra também contou com oficinas sobre a Semiótica da Canção, Escrita de Letras a partir da Tanka Japonês e Abstração e Criação, ministradas por músicos da nova geração de Minas Gerais, respectivamente por Kristoff Silva, Bernardo Maranhão e Sérgio Pererê. Assim, durante os três dias do Festival, conseguiram aliar música e debate em torno de temas que comumente não chegam ao grande público, restritos ao meio acadêmico.

Bandas e cantautores como Luiza Brina, Cesár Lacerda, Graveola e o Lixo Polifônico, Urucum na cara e Juliana Perdigão, além de outros artistas mineiros não presentes na 1ª edição do Festival, já passaram pelas páginas do Outros Críticos. O próximo a estrear em nosso site é o cantor e compositor Pablo Castro, que cantou com Kristoff Silva e Makely Ka na edição de 2012 do Palavra Som e agora está buscando patrocínio através do Catarse para finalizar e lançar o seu 1º CD solo. Abaixo, vocês podem conferir um vídeo de divulgação produzido pelo Palavra Som com o músico Pablo Castro.

A edição de 2012 do Palavra Som foi aprovada junto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundo de Projetos Culturais 2010 de Belo Horizonte – e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (2011), com apoio da Funarte. A mostra é uma realização da CasaAzul – Alexandre Andrés, Irene Bertachini e Leandro César, com produção de Ana Carol Antunes e Jana Macruz. Atualmente, o grupo está preparando uma nova edição. Por enquanto, é possível conferir um vídeo com depoimentos e trechos das apresentações.

por Carlos Gomes.

Fotos por Marco Antonio Gonçalves (Laboratório Filmes)

Share Button

Categorias

Outros Críticos Escrito por:

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.