Escuta, paisagens e o silêncio ao redor

 photo arte-jeims-duarte_zpsbbb4f51b.jpg
Arte: Jeims Duarte

por Carlos Gomes.

Uma das principais questões que norteiam a nova edição da revista Outros Críticos é a do quanto negligenciamos a escuta atualmente. Seja através das relações de troca culturais, aquelas estabelecidas entre o público, artistas e imprensa, ou no desenvolvimento da paisagem sonora das cidades brasileiras, em que os sons da indústria automobilística e da construção civil tendem a dominar a paisagem. “Quem domina a paisagem, domina o mundo”, é o que afirma o músico e pesquisador Marcelo Campello, em uma das seções da revista. Com o tema ‘paisagem sonora’, esta edição pôs em questão diferentes vozes-artigos-debates com o intuito de tentar, mesmo que superficialmente, captar no escuro do contemporâneo a intensa sonoridade que abdicamos de escutar e refletir, aquela mesma a que chamamos de arte, política, ruído e silêncio.

Tendo em vista os debates que rodeiam o tema, convidamos os músicos Helder Aragão (DJ Dolores),  Marcelo Campello (Poruu/uïu), o produtor cultural Roger de Renor (Som na Rural) e a professora e advogada Liana Cirne Lins (UFPE/Grupo Direitos Urbanos), para uma debate no Orbe Coworking, 21.05, às 19h, com mediação da jornalista Karol Pacheco, que é autora de um dos artigos da revista.

O artista visual Jeims Duarte foi o convidado da publicação, sua obra ilustra a capa da revista e os demais artigos. Entre as suas inúmeras exposições, RMR – Região Metropolitana Randômica, é a que melhor dialoga com o tema proposto, e de onde vieram boa parte das ilustrações da publicação. A equipe da Outros Críticos ainda conta com artigos de André Dib, Fernanda Maia (que também assina o projeto gráfico), Karol Pacheco e Raquel Monteath. Colaboraram nessa edição com resenhas Bruno Vitorino, Jeder Janotti Jr., AD Luna, Marina Suassuna e Bernardo Oliveira. Os músicos Glauco César II, Fred Lyra, Mateus Alves, Lucas Alencar, Hugo Medeiros e Cadu Tenorio dão depoimentos sobre como a paisagem sonora interfere em sua música. Por fim, o editor da MI Rodrigo Édipo é um dos mediadores da seção ‘crítica de boteco’ e o músico Caio Lima (Rua) assina a coluna que encerra a publicação.

Ainda como parte do lançamento da revista, no dia 25.05, às 17h, DJ Dolores e Hugo Linns se apresentam no palco “Sonoridades” do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia do Recife com o projeto “Fuso”, numa parceria entre a revista e o festival. Os músicos são entrevistados da publicação e gravaram duas faixas no projeto “Dois Sons”. As faixas estarão disponíveis gratuitamente aqui mesmo no site  no dia do lançamento da publicação.

A Outros Críticos é lançada com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do estado de Pernambuco. A revista ainda conta com o apoio da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, A Firma, Corujas, Jacaré Vídeos, FacForm Gráfica e Rec-Beat Produções.

Confiram, abaixo, um preview da edição, com apresentação, sumário completo e artista convidado:

SERVIÇO

Lançamento da revista “Outros Críticos” nº 03

Debate sobre paisagem sonora com DJ Dolores, Roger de Renor, Marcelo Campello, Liana Cirne Lins e Karol Pacheco.

21.05, 19h, no Orbe Coworking, Av. Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edf. Pernambuco.

Entrada gratuita

Show com DJ Dolores e Hugo Linns – FUSO

Continuum – Festival de Arte e Tecnologia

25.05, 17h, Centro Cultural dos Correios, Av. Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo.

Entrada gratuita

A revista será vendida nos dois eventos por R$ 10,00.

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

Seja o primeiro a comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.