Carlos Gomes lança livro de entrevistas com expoentes da música brasileira contemporânea

No dia 12 de dezembro, sábado, às 20h, o escritor Carlos Gomes celebrará, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Outros Críticos, o lançamento do livro “O corpo em escuta: conversas sobre música-e-política”, publicação que é resultado da pesquisa “Devir música e política: cartografias do contemporâneo”, orientada pelo pesquisador Moacir dos Anjos. Na ocasião, Carlos Gomes realizará um bate papo com o próprio Moacir dos Anjos e os músicos Kiko Dinucci e Rodrigo Caçapa, dois dos artistas entrevistados para o livro. Aishá Lourenço, Gean Ramos Pankararu, Jonatas Onofre, Juçara Marçal, Makely Ka, Maria Beraldo, Negro Leo, Paula Rebellato e Saskia completam o conjunto de artistas que participam da publicação. O livro, que sairá apenas em formato digital, será disponibilizado de forma gratuita no outroscriticos.com e no carlosgomes.art.br. O evento terá tradução em Libras.

Capa: Fernanda Maia. Foto: Camila van der Linden

“O debate que acontecerá no lançamento vai dar continuidade às conversas que foram iniciadas no livro sobre as relações entre música e política”, explica Carlos Gomes, que para a produção da publicação elencou as mesmas três perguntas para os 11 artistas convidados. Cada um respondeu individualmente por e-mail as provocações do escritor, que investiga os pontos de tensão entre crítica e criação. “Crítica e criação tão sempre comigo, nas coisas que eu faço, seja ela pesquisa acadêmica, poesia, música ou no trabalho com a Outros Críticos, é como se tudo fosse uma coisa só”, explica o autor. As noções de “contemporâneo”, “tradição e invenção”, “arte e política”, “processos de criação”, entre outros temas, subsidiaram teoricamente a abordagem das perguntas.

Para a definição das mesmas, Carlos Gomes trilhou por oito meses um intenso processo de estudos e discussões sob orientação do pesquisador e curador na área de Artes Visuais, Moacir dos Anjos, o que culminou na ideia de possibilitar um espaço-tempo generoso de escuta contemplativa entre entrevistador e entrevistado – para além das urgências dos dias que correm. “O meu desejo é que pudéssemos criar um campo de escuta entre nós, mesmo à distância, e que as ´perguntas´ que eu mandasse para eles pudessem permanecer por um tempo habitando o pensamento desses artistas, e não apenas que nós estabelecêssemos uma relação noticiosa, de pergunta-e-resposta, como comumente acontece entre um ´entrevistador´ e um ´entrevistado´”, explica Carlos Gomes. 

Capa: Fernanda Maia. Foto/colagem: Camila van der Linden

Assim, as provocações guiadas pelo escritor ganharam um caráter literário de prosa, tornando-se uma espécie de texto-pergunta. “A ideia é que com esse formato o resultado das respostas também fosse outro, diferentemente do que é comum em entrevistas, ou pelo menos sentir o que nasceria dessa experiência”, revela o autor. A narrativa da obra, portanto, foi desenvolvida a partir das respostas dos artistas, que emergem de forma intercaladas, proporcionando assim a experiência de uma leitura composta por várias camadas que conversam entre si, fazendo do “Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política” um objeto pra se ter sempre por perto para releituras e consultas, tal qual um livro de cabeceira. 

Por fim, as conversas que deram fruto ao livro nascem do desejo de Carlos Gomes em refletir sobre o possível papel inventivo do ofício da crítica, do mesmo modo que a criação artística estabelece para si um ambiente de invenção para existir. 

O LIVRO

A obra “Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política” conta com a edição de Carlos Gomes, o design de Fernanda Maia e fotos de Camila van der Linden. O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

Serviço:

Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política

Quando: Sábado, dia 12/12/20

Horário: 20h

Onde: Canal de Youtube da Outros Críticos

Acesso gratuito

O evento terá tradução em Libras

* A livro será disponibilizado na íntegra no site outroscriticos.com e carlosgomes.art.br

Texto: Rodrigo Édipo

Categorias

Outros Críticos Escrito por:

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.