No dia 12 de dezembro, sábado, às 20h, o escritor Carlos Gomes celebrará, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Outros Críticos, o lançamento do livro “O corpo em escuta: conversas sobre música-e-política”, publicação que é resultado da pesquisa “Devir música e política: cartografias do contemporâneo”, orientada pelo pesquisador Moacir dos Anjos. Na ocasião, Carlos Gomes realizará um bate papo com o próprio Moacir dos Anjos e os músicos Kiko Dinucci e Rodrigo Caçapa, dois dos artistas entrevistados para o livro. Aishá Lourenço, Gean Ramos Pankararu, Jonatas Onofre, Juçara Marçal, Makely Ka, Maria Beraldo, Negro Leo, Paula Rebellato e Saskia completam o conjunto de artistas que participam da publicação. O livro, que sairá apenas em formato digital, será disponibilizado de forma gratuita no outroscriticos.com e no carlosgomes.art.br. O evento terá tradução em Libras.

“O debate que acontecerá no lançamento vai dar continuidade às conversas que foram iniciadas no livro sobre as relações entre música e política”, explica Carlos Gomes, que para a produção da publicação elencou as mesmas três perguntas para os 11 artistas convidados. Cada um respondeu individualmente por e-mail as provocações do escritor, que investiga os pontos de tensão entre crítica e criação. “Crítica e criação tão sempre comigo, nas coisas que eu faço, seja ela pesquisa acadêmica, poesia, música ou no trabalho com a Outros Críticos, é como se tudo fosse uma coisa só”, explica o autor. As noções de “contemporâneo”, “tradição e invenção”, “arte e política”, “processos de criação”, entre outros temas, subsidiaram teoricamente a abordagem das perguntas.
Para a definição das mesmas, Carlos Gomes trilhou por oito meses um intenso processo de estudos e discussões sob orientação do pesquisador e curador na área de Artes Visuais, Moacir dos Anjos, o que culminou na ideia de possibilitar um espaço-tempo generoso de escuta contemplativa entre entrevistador e entrevistado – para além das urgências dos dias que correm. “O meu desejo é que pudéssemos criar um campo de escuta entre nós, mesmo à distância, e que as ´perguntas´ que eu mandasse para eles pudessem permanecer por um tempo habitando o pensamento desses artistas, e não apenas que nós estabelecêssemos uma relação noticiosa, de pergunta-e-resposta, como comumente acontece entre um ´entrevistador´ e um ´entrevistado´”, explica Carlos Gomes.

Assim, as provocações guiadas pelo escritor ganharam um caráter literário de prosa, tornando-se uma espécie de texto-pergunta. “A ideia é que com esse formato o resultado das respostas também fosse outro, diferentemente do que é comum em entrevistas, ou pelo menos sentir o que nasceria dessa experiência”, revela o autor. A narrativa da obra, portanto, foi desenvolvida a partir das respostas dos artistas, que emergem de forma intercaladas, proporcionando assim a experiência de uma leitura composta por várias camadas que conversam entre si, fazendo do “Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política” um objeto pra se ter sempre por perto para releituras e consultas, tal qual um livro de cabeceira.
Por fim, as conversas que deram fruto ao livro nascem do desejo de Carlos Gomes em refletir sobre o possível papel inventivo do ofício da crítica, do mesmo modo que a criação artística estabelece para si um ambiente de invenção para existir.
Makely Ka Gean Ramos Pankararu Saskia Caçapa Paula Rebellato Negro Leo Maria Beraldo Kiko Dinucci Juçara Marçal Jonatas Onofre Aishá Lourenço
O LIVRO
A obra “Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política” conta com a edição de Carlos Gomes, o design de Fernanda Maia e fotos de Camila van der Linden. O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).
Serviço:
Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política
Quando: Sábado, dia 12/12/20
Horário: 20h
Onde: Canal de Youtube da Outros Críticos
Acesso gratuito
O evento terá tradução em Libras
* A livro será disponibilizado na íntegra no site outroscriticos.com e carlosgomes.art.br
Texto: Rodrigo Édipo
seja o primeiro a comentar