biarritzzz realiza show online no lançamento da revista Outros Críticos

“Políticas do som e imagem”, esse é o tema da edição #15 da revista Outros Críticos (OC), que será lançada na terça-feira (20/10), às 20h, no canal de Youtube do projeto. Para celebrar o momento e instigar o debate que percorrerá as páginas da publicação, a artista biarritzzz realizará o primeiro show do trabalho sonoro-visual EU NÃO SOU AFROFUTURISTA, lançado em agosto através da plataforma Satélite, do Pivô Arte e Pesquisa, e também disponível nos principais tocadores de streaming. Para a revista, a artista participou de um ensaio fotográfico assinado por Priscila Buhr e foi entrevistada pela pesquisadora Fernanda Maia. O show de biarritzzz é gratuito e a revista será disponibilizada na íntegra aqui no outroscriticos.com.

“Quando a gente pensou no tema da revista, biarritzzz foi uma artista que surgiu logo de cara porque ela desloca essa ideia mais direta de arte política, de uma forma irônica, debochada, usando muito bem os recursos da internet e misturando as linguagens do som e da imagem de modo original”, explica Carlos Gomes, editor da revista Outros Críticos. Nascida em Fortaleza e radicada no Recife, a artista transmídia biarritzzz brinca com as materialidades da internet, dialoga de forma inventiva com as cosmogonias ancestrais e tensiona com muita malandragem os limites das linguagens, criando uma estética que rompe bruscamente com a ideia de um futuro careta e opressor que sucumbe ao próprio ego. 

Foto: Priscilla Buhr

Na obra EU NÃO SOU AFROFUTURISTA, que no lançamento da edição #15 da revista Outros Críticos será experienciada em formato de show pela primeira vez, biarritzzz contesta rótulos preestabelecidos criados em contextos diferentes do seu, como por exemplo, ter sido enquadrada por um jornalista do Recife como uma “artista afrofuturista”, conceito esse criado por Mark Dery, um crítico cultural branco e estadunidense. “O que tem de futurista no que estou fazendo? Por que eu trabalho com GIFs? Mas o GIF está, inclusive, sendo obsoleto. Pois eu trabalho com uma linguagem que está dentro da obsolescência programada”, explica a artista em entrevista concedida à revista. 

“Comecei a entender que (o afrofuturismo) era uma pauta internacional. Isso começou a me incomodar e eu passei a repensar o meu próprio trabalho”, contextualiza biarritzzz, que reforça a importância de se construir uma espécie de contra imagem às narrativas hegemônicas. “Assim, se a gente não tem voz, ou a gente entra na onda do que falaram que a gente é, ou a gente continua na invisibilidade”, diz a artista. O trabalho EU NÃO SOU AFROFUTURISTA conta com diversas participações, como Henrique Falcão, Novíssimo Edgar, Denise Nuvem, Mun Há, Anti Ribeiro e Deize Tigrona. A banda que acompanhará biaritzzz no lançamento da revista conta com Henrique Falcão (produção do álbum, bateria, congas e gutural ao vivo), Ariana Nula e Mariana Souza (as anti-vocals).

Arte – Kaÿto – Design – Fernanda Maia – Outros Críticos

A REVISTA

Além do ensaio fotográfico e da entrevista com biarritzzz, essa edição da revista Outros Críticos também conta como uma série de textos que dialogam como o tema principal da revista, como por exemplo o do jornalista GG Albuquerque, que apresenta o conceito da gambiarra como potência para a invenção de caminhos estéticos jamais percorridos. Abiniel João Nascimento (Carpina/PE) e Mayara Bezerra (Santa Cruz do Capibaribe/PE), nomes selecionados por meio de convocatória pública lançada com o objetivo de abrir diálogo com pesquisadores do interior de Pernambuco, escreveram ensaios-relatos que dialogam com territorialidades sonoras particulares de cada um e os aspectos políticos e identitários que as envolvem. A artista visual maranhense Gê Viana também colaborou com o texto e a arte criada especialmente para a revista, de título “Desenhar com imagens”. 

Na seção colaborativa Polivox, o editor Carlos Gomes parte do filósofo francês Deleuze para formatar uma única provocação a ser respondida por pessoas que tem a arte como ofício de vida. Foram convidadas(os) a responder as(os) artistas Clara Nogueira, Gianni Paula de Melo, Felipe André Silva, Leonardo Davino, Adalberto e Gabi da Pele Preta

A revista Outros Críticos #15 conta com a diagramação da designer Fernanda Maia e foi construída em diálogo com as obras do artista visual KAÝTO, natural de São João del Rei, MG, mas que vive e trabalha em Niterói, RJ. Segundo o artista, “realiza estudos de pesquisa, instalações, ações urbanas e fotografia (autorretrato), norteado pela busca de resgatar  pedaços do tecido cultural que foram rompidos pelos traços do colonialismo.”  

Será lançada ainda mais uma edição da publicação ao longo de 2020. O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

Serviço:

Lançamento da revista Outros Críticos #15 – Show de biarritzzz – EU NÃO SOU AFROFUTURISTA

Quando: Terça-feira, dia 20/10

Horário: 20h

Onde: Canal de Youtube do Outros Críticos

Acesso gratuito

* A revista será disponibilizada na íntegra no site outroscriticos.com.

Categorias

Outros Críticos Escrito por:

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.