‘Amplifica Castro Alves’ une música e gastronomia

 photo castroalves_zps8229d4b5.jpg

por Carlos Gomes. 

Uma queixa geral entre músicos e produtores culturais é a falta de espaços de pequeno e médio porte na cidade para apresentações musicais. O projeto “Amplifica Castro Alves”, na Galeria Café Castro Alves, na Rua Capitão Lima, em Recife/PE, pretende ser mais uma opção de espaço para a música autoral na cidade. Com capacidade para 55 pessoas, o espaço receberá diversas atrações, sempre às sextas-feiras, às 20h. A estreia será já na próxima sexta, com show de Juliano Holanda. O projeto tem curadoria de Alessandra Leão, que nos contou como surgiu o projeto, sua importância para a cidade, os diversos parceiros  e antecipou a programação de janeiro de 2014. Segue abaixo:

“A ideia do “Amplifica Castro Alves” surgiu por conta de um desafio. Sou comadre de Luara Lima (chef e sócia do Castro Alves), acompanhei toda a concepção do lugar, a obra, inauguração… Desde o início ela tinha o plano de que esse fosse um espaço para unir gastronomia à arte.

Ela nos convidou (eu e Caçapa) pra pensarmos na música. Caçapa fez algumas seleções musicais que tocam diariamente no café e eu abracei a curadoria dos shows. Só que havia um grande desafio: o espaço onde acontecerão os shows não têm nenhuma estrutura de som e luz.

Foi então que pensei na Altovolts, fábrica recifense de amplificadores e pedais de efeito. Como o espaço é pequeno, apenas o som dos amplificadores seria suficiente, como num ensaio. Artisticamente é um desafio bem interessante, que possibilita aos artistas testar outras formações, timbres e sonoridades.

Outros parceiros têm aparecido e me deixado muito contente. Luciana Raposo (iluminadora) encarou o desafio de planejar uma iluminação com os recursos que temos à mão. Isso sem falar nos músicos Caçapa, Juliano Holanda, Hugo Linns, Rodrigo Samico, Roger Victor, Areia…

O que mais me deixa feliz em realizar essa curadoria é conseguir colaborar para a criação de um espaço de shows na cidade, onde a relação entre público e artista é direta, franca e real. Acredito que ações como essa ajudam a formar um público consumidor, interessado, instigante, instigado. Isso é uma grande parte do que nos move como artistas e a programação já está praticamente fechada até o final de fevereiro. Devemos dar uma pausa pro carnaval e espero que sigamos firmes por muito tempo”.

Confirmados pra janeiro:

10 – Rua

17 – Hugo Linns

24 – Areia

30 – Saracotia

 

Ingressos em: http://www.eventick.com.br/amplifica-alessandraleao

Saiba mais em: Amplifica Castro Alves

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

Seja o primeiro a comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.