Outros Críticos em Recife e Rio de Janeiro

 photo 11951768_963596253724171_4966424869774510365_n_zpsxvcemszx.jpg
Cartaz: Mariana Mansur sobre a arte assinada pelo artista visual Shiko.

por Outros Críticos.

A nova edição da revista Outros Críticos terá lançamentos com debates e apresentações musicais em Recife e Rio de Janeiro.

Na Orbe Coworking (8º andar do Edf. Pernambuco), a partir das 19h, o debate será focado no tema da oitava edição, com a escritora e jornalista Fabiana Moraes, o fotógrafo e jornalista Chico Ludermir e a mediação da professora da UFPE Fernanda Capibaribe.

No Rio de Janeiro traremos um panorama de todas as edições lançadas, com isso, o debate será mais abrangente, com inter-relações entre música, crítica e produção independente, com a participação de Fred Coelho (PUC-Rio), Paulo da Costa (UFRJ-Polivox) e Carlos Gomes (escritor, editor da Outros Críticos). A noite ainda contará com a apresentação inédita em parceria entre  Hugo Linns (PE) e Cadu Tenório (RJ), ambos os músicos presentes em edições passadas da revista. O lançamento no Rio de Janeiro está sendo produzido em parceria com o pesquisador e crítico Bernardo Oliveira,  do selo Quintavant / QTV, e ocorrerá na Audio Rebel a partir das 19h30min.

Abaixo, o texto de apresentação da nova edição e o serviço completo dos lançamentos:

 photo Capa por Shiko._zpspmys7jek.jpg
Arte de capa por Shiko. Design da revista por Fernanda Maia.

“O que podemos dizer sobre nossos corpos?” É com essa questão que abrimos a Outros Críticos #8, no artigo de Fernanda Capibaribe, enquanto somos atravessados pelo tema “corpo, gênero e deslocamentos”.

Ney Matogrosso como corpo performatizado transforma a música em expressão que se expande para além dos sons. Shiko captura com suas cores os deslocamentos do corpo-ney-artista na capa da publicação. A jornalista Marina Suassuna distende seu artigo sobre o corpo masculino e suas outras rotas, além de produzir a entrevista central desta edição com Fábio Mafra, ou Chupeta, da Textículos de Mary. Pouco mais de dez anos após o fim da banda, ele nos conta que o “compromisso da Textículos de Mary era com todas as minorias sociais. Não apenas as legalmente reconhecidas, mas, principalmente, as menos visíveis”. Outros corpos deslocados.

O artigo de Bruno Nogueira e a seção “crítica de boteco”, com a artista visual Joana Liberal e a pesquisadora Aida Carneiro, discorrem sobre as imposições, violências e limites lançados sobre as mulheres na sociedade em que vivemos. Nessas páginas outras formas de deslocar os corpos das fronteiras impostas.

Ainda contamos com ensaio do editor Carlos Gomes sobre “Fabiana Joicy Moraes”, o jornalismo e a escrita também deslocada de seu lugar estanque.

Por fim, colhemos vozes importantes sobre o tema na seção “opinião”, com viviane v., Chico Ludermir, Ciro Barcelos (Dzi Croquettes), Ana Veloso, Luciana Veras e Carlota Pereira.

O espaço para a resenha de discos está presente com Passo Torto e Ná Ozzetti, Zé Manoel, D Mingus e a “entrecrítica” de Bernardo Oliveira com/sobre De baile solto, de Siba. Ainda aqui deslocamentos

A Outro Críticos nº 8 tem incentivo do Funcultura (Governo do Estado de Pernambuco) e foi impressa com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e sairá também em versão virtual, disponível gratuitamente no site www.outroscriticos.com. A edição também conta com os apoiadores Orbe Coworking, Jacaré Vídeo e Altovolts.

SERVIÇO | RECIFE
Debate sobre o tema da revista com Fabiana Moraes, Chico Ludermir e Fernanda Capibaribe.
Quinta-feira, dia 27/08, às 19h
Orbe Coworking – 8º andar do Edf. Pernambuco (Av. Dantas Barreto, 324, Santo Antônio, Recife)
Entrada Gratuita

SERVIÇO | RIO DE JANEIRO
Debate sobre “Crítica musical e produção independente/Crítica independente e produção musical” com Fred Coelho (PUC-Rio), Paulo da Costa (UFRJ-Polivox) e Carlos Gomes (Escritor, editor da Outros Críticos) – 19h30min | Show com Cadu Tenório (RJ) e Hugo Linns (PE) – 21h
Quarta-feira, dia 02/09
Audio Rebel – R. Visconde Silva, 55
Apoio: 5.2 Design
Entrada: R$ 20,00 (cachê dos músicos)

Imagem de capa do site: Shiko

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

Seja o primeiro a comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *