Outros Críticos – Ano V

In memoriam: Júlio Rennó e Amélie Marie

 

“Eu escrevi um livro de poemas e iria publicar na internet, então, tive a ideia de inventar uma entrevista comigo mesmo, criei Júlio Rennó e os outros heterônimos para entrevistar Carlos Gomes e falar sobre o livro de poesia. Fiz a entrevista de brincadeira, e acabei percebendo que as pessoas não entenderam que se tratava de uma entrevista criada, pensaram que era tudo real, que aquelas pessoas existiam no plano físico; mas não, era tudo invenção minha. Gostei do gosto da conversa sobre arte. Decidi assumir mais profundamente Júlio Rennó, e comecei a fazer entrevistas com o pessoal ligado à música… Depois de algum tempo, eu conheci Fernanda, inventamos Amélie Marie e criamos o nome Outros Críticos, até então se chamava Marco Zero Paralelo” – Trecho de entrevista.

Cinco anos depois de criarmos os heterônimos dos Outros Críticos, e, principalmente, em 2012, por termos começado a atuar fora da internet, sobretudo com o evento Outros Críticos convidam, começamos a perceber que era hora de darmos alguns passos a mais. A inauguração do endereço outroscriticos.com é um desses passos. No entanto, não encaramos isso como uma simples mudança de endereço. A colaboração de 13 novos colunistas nos dá um fôlego extra para continuarmos trabalhando por ambientes para o debate crítico e criativo na música. Não estarmos sozinhos nos dá certo alívio. A 3ª temporada é formada por Fábio Andrade, Glauco César II, Jeder Janotti Jr., Jocê Rodrigues, Kiko Dinucci, Pedro Paz, Rafael de Queiroz, Ricardo Maia Jr., Rodrigo Maceira (Si no puedo bailar), Rodrigo Édipo, Tiago Barros, Victor Almeida e Zeca Viana.

Escolhemos algumas postagens especiais que saíram na publicação ‘pq?’ para a estreia do site. Aos poucos, iremos publicar novamente entrevistas antigas, artigos, colunas, entre outras coisas que acharmos interessantes para o novo site. Iniciamos 2013 tentando tirar diversos projetos da gaveta. Não tenho a conta certa de quantas pessoas estão envolvidas. Sei, porém, que deverei cobrar por cartas de anuência de todos. A burocracia é uma pedra escorregadia. No mais, agradecemos a todos aqueles que participaram de nossos projetos durante esse tempo. Que os próximos cinco anos sejam repletos de som, ruído e criação.

por Carlos Gomes e Fernanda Maia.

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

2 Comentários

  1. […] Amarante lança álbum solo em maio (aqui) – Outros Criticos estreando novo site e colunistas (aqui) – Guia pop do Carnaval de Recife e Olinda 2013 (aqui) – My Bloody Valentine: Por favor, desafiem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *