“O improviso como forma” na nova edição da Outros Críticos

por Outros Críticos.

A 5ª edição da revista Outros Críticos traz como tema de discussão “O improviso como forma”. No dia 22.10, às 19h, no ORBE coworking, haverá um debate seguido de jam session com os músicos Walter Areia (baixista no Areia e Grupo de Musica Aberta e na banda Mundo Livre S/A), Hugo Medeiros (baterista da banda Rua), Luciano Emerson (saxofonista) e Bruno Vitorino (baixista do Nebulosa Quinteto e crítico musical na revista Outros Críticos e no blog Variações para 4). Além de participar da jam, Bruno Vitorino também mediará o debate.

Abrimos a publicação com artigo sobre a improvisação como preceito para a liberdade e uma leitura presencial de workshop do baterista Paal Nissen-Love sobre o improviso, realizado no Rio de Janeiro. Com a voz dos músicos e suas distintas práxis, delineamos o tema com esse foco nas seções “crítica de boteco”, com Helder Vasconcelos (ex-Mestre Ambrósio), e “opinião”, com depoimentos dos músicos Vitor Araújo, Guilherme Kastrup, Marcelo Cabral (Passo Torto), Renata Rosa, Rodrigo Samico (Saracotia), João Paulo Albertim, Sérgio Cassiano e Maíra Macêdo (Choro Brasil). Seguimos a publicação com artigos que vão da oralidade do repente, rapper e poetas ao encontro entre a cultura popular e a pesquisa de novos sons para os instrumentos percussivos. Ainda contamos com entrevistas com Areia e Jam Da Silva – que em breve lançarão em parceria duas faixas no projeto “Dois Sons” –, ensaio, resenhas e coluna sobre o improviso escrita por Alessandra Leão.

A publicação conta como artista convidado, com o ilustrador Raoni Assis, que cedeu parte de seu portfólio para a capa da revista e demais matérias. Os artigos dessa edição foram escritos por Karol Pacheco, Bruno Vitorino, Bernardo Oliveira e Marcus Fernandes. A revista ainda conta com a seção “crítica de boteco”, com mediação de Rodrigo Édipo (MI) e Carlos Gomes (Outros Críticos), mais resenhas dos discos de Romulo Fróes (por Marina Suassuna), Lucas Santtana (por Ad Luna) e Feiticeiro Juliao (por Jeder Janotti Jr.).

A revista é editada por Carlos Gomes e tem projeto gráfico de Fernanda Maia, ambos idealizadores do site e revista Outros Críticos. A publicação é lançada com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do estado de Pernambuco. Ainda conta com o apoio da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, Corujas, Jacaré Vídeos, Gráfica FacForm e AltoVolts.

SERVIÇO

Lançamento da revista “Outros Críticos” nº 05.
Debate sobre “O improviso como forma” + jam session com os músicos Areia, Hugo Medeiros, Luciano Emerson e Bruno Vitorino.
22.10, às 19h, no Orbe Coworking.
Av. Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edf. Pernambuco.
Entrada gratuita
A revista será vendida no local por R$ 10,00.

 

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

Seja o primeiro a comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *