“Interessa a quem a necessidade implacável de adjetivar as experiências estéticas?”

por Carlos Gomes.

Chegamos na 4ª edição da revista Outros Críticos entendendo que à música cabe muito mais. Para além da distribuição de pautas para jornalistas e colaboradores sob o guarda-chuva da música, a nossa intenção era investigar as pretensas fronteiras artísticas, o modo como a “arte” será sempre ela e outras. À medida que os artigos chegavam na caixa de e-mails (essa edição contou com seis artigos, o maior número até agora), percebemos o quão foi acertada a decisão de olhar para além da música, talvez um pouco tarde, mas num momento em que a revista atinge certo amadurecimento.

Decidimos abrir a publicação com o artigo de Ana Luisa Lima, crítica de arte e editora da Tatuí, que dialoga em seu texto com o músico e pesquisador Thelmo Cristovam. Coincidentemente, começamos essa edição como encerramos a anterior, tendo a “paisagem sonora” como tema. Mas em dialogar com o trabalho de Thelmo, Ana Luisa lança a pergunta que tanto nos interessa, e que de alguma forma norteia essa edição: “Interessa a quem a necessidade implacável de adjetivar as experiências estéticas?”

Os artigos se completam com Raquel Monteath com a Orquestra Pernambucana de Fotografia, Coletivo 7 Fotografia, Base Apresenta e as ações do Sexto Andar; Karol Pacheco com as performances e teatralidade do Textículos de Mary, Lirinha no Cordel do Fogo Encantado e Coisa Nostra; Júlio Cavani e uma cartografia das trilhas e canções do cinema pernambucano mais mostras Play The Movie e Cinema Silencioso; José Juva e a poesia imagética de Márcio-André, Brígida Campbell e Grupo Poro; e, por fim, o artigo da designer da revista Fernanda Maia, que analisa os discos de D Mingus e sua relação com os quadrinhos e o cinema.

Como em outras edições, contamos com um artista/ilustrador convidado. Apostamos na diversidade dos ilustradores da Gráfica Lenta, que reúnem Mauricio Castro, autor da capa da revista, Maurício Silva, Isabela Stampanoni, Simone Mendes, Moacyr Campelo, Gregório Vieira, Rinaldo Silva, Zé Paulo, Beatriz Melo e Daaniel Araujo. Foram selecionados alguns trabalhos da Gráfica Lenta, que continua em atividade na Galeria MauMau.

Os músicos convidados para as entrevistas e gravações do Dois Sons foram Paes e o duo Nascinegro, formado por Claudio Nascimento e Carlos Montenegro, que também se apresentam na noite de lançamento.

A revista ainda conta com resenhas, debates e depoimentos sobre o tema.

A publicação é lançada com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do estado de Pernambuco (Cultura PE). Ainda conta com fotografia de Renata Pires, o apoio da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, A Firma, Corujas, Jacaré Vídeo, Gráfica FacForm e AltoVolts.

Estamos com uma promoção no ar, com sorteio de um kit contendo as quatro primeiras edições. Basta acessar em: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/378637 Abaixo, o serviço completo e link para a página do evento.

SERVIÇO

Lançamento da revista “Outros Críticos” nº 04.
Debate sobre artes integradas com Tomaz Alves, Mateus Alves, José Juva e AD Luna.
Pocket Show com Paes e Nascinegro.
29.08, às 19h, no Orbe Coworking, Av. Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edf. Pernambuco.
Entrada gratuita
A revista será vendida no local por R$ 10,00.
Mais informações: contato@outroscriticos.com

Share Button

Desde 2008 atuam desenvolvendo projetos de crítica cultural na internet e em Pernambuco. Produziram livros e publicações, como a revista Outros Críticos, além de coletâneas musicais e debates, como os do festival Outros Críticos Convidam.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *